quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Música para Eleger - os inesquecíveis jingles políticos

Em toda eleição, não há muito como fugir deles. Prometendo muitas vezes o que não é possível cumprir, dizendo o que todo mundo quer ouvir.

Não. Desta vez, não me refiro aos políticos. Mas sim aos jingles que tentam fazer a cabeça, ou melhor, ficar na cabeça do eleitor.

Às vésperas de mais um pleito, acompanhamos uma disputa de canções publicitárias que chega a lembrar um duelo entre repentistas.

Houve um tempo, no entanto, que a produção não era tão simples. Por isso, eram criadas menos músicas, que – em contrapartida – ficavam mais tempo ligadas ao respectivo político.

Ouça aqui a edição completa do especial sobre jingles políticos.
(se quiser baixar este áudio, clique aqui com o botão da direita do mouse)

Nesta edição do Bermuda Folgada, o radialista e publicitário Marcelo Abud e o jornalista Daniel Grecco discutem os rumos das composições políticas, com ênfase na produção realizada entre os anos 50 e 90. Entre as peças raras, estão o clássico Varre, Vassourinha que ficou atrelado à imagem de Jânio Quadros por décadas; composições feitas para campanhas históricas de Ademar de Barros, Lula, FHC, Eymael, Silvio Santos, Ulysses Guimarães, entre outros políticos que já concorrem à disputa presidencial.

No quadro Achados do Espaço, de bônus, confira a interpretação marcante de Ivan Lins em jingle composto para candidato à prefeitura de Monte Castelo pelo PDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário