Em toda eleição, não há muito como fugir deles. Prometendo muitas vezes o que não é possível cumprir, dizendo o que todo mundo quer ouvir.
Não. Desta vez, não me refiro aos políticos. Mas sim aos jingles que tentam fazer a cabeça, ou melhor, ficar na cabeça do eleitor.
Às vésperas de mais um pleito, acompanhamos uma disputa de canções publicitárias que chega a lembrar um duelo entre repentistas.
Houve um tempo, no entanto, que a produção não era tão simples. Por isso, eram criadas menos músicas, que – em contrapartida – ficavam mais tempo ligadas ao respectivo político.
Ouça aqui a edição completa do especial sobre jingles políticos.
(se quiser baixar este áudio, clique aqui com o botão da direita do mouse)
Nesta edição do Bermuda Folgada, o radialista e publicitário Marcelo Abud e o jornalista Daniel Grecco discutem os rumos das composições políticas, com ênfase na produção realizada entre os anos 50 e 90. Entre as peças raras, estão o clássico Varre, Vassourinha que ficou atrelado à imagem de Jânio Quadros por décadas; composições feitas para campanhas históricas de Ademar de Barros, Lula, FHC, Eymael, Silvio Santos, Ulysses Guimarães, entre outros políticos que já concorrem à disputa presidencial.
No quadro Achados do Espaço, de bônus, confira a interpretação marcante de Ivan Lins em jingle composto para candidato à prefeitura de Monte Castelo pelo PDS.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Música para Eleger - os inesquecíveis jingles políticos
Marcadores:
Ademar de Barros,
Eymael,
FHC,
Jânio Quadros,
jingels políticos,
Lula,
Silvio Santos,
Ulysses Guimarães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário