quarta-feira, 17 de junho de 2009

Anvisa restringe publicidade de remédios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (16/06) as novas regras que vão monitorar a publicidade de medicamentos no País. As agências e anunciantes terão 180 dias de prazo para adequação como estabelece a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 96 de 2008.


Ouça o programa Bermuda Folgada, que tratou sobre o tema fazendo uma comparação entre jingles dos anos 40 e 50, como o clássico Melhoral (é melhor e não faz mal) e uma chamada que já segue a nova regulamentação.

Se o player não estiver visível, clique aqui.


As campanhas desse segmento não devem fazer crer que consultas médicas regulares e hábitos saudáveis de vida devem ser descartados. "O fato da propaganda não exaltar a importância da consulta ao médico ou mesmo a aquisição de hábitos de vida saudáveis não significa que ela esteja irregular. Claro que a presença dessas informações auxilia no uso correto e racional de medicamentos pela população, entretanto, não são informações obrigatórias.


O que não pode ocorrer é a presença de informações que transmitam a mensagem de que são supérfluos os hábitos de vida saudáveis ou a consulta ao médico, como por exemplo, sugerir que uma pessoa que coma cereais e fibras e que beba muita água não possa ter sua prisão de ventre tratada, dando a entender que somente pelo uso do produto o problema de saúde será solucionado ou reduzido".


Fonte: Propaganda & Marketing
Imagem: www.propagandasantigas.blogspot.com

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